top of page
1230968-ceu-estrelado-grátis-foto.jpeg

QUEM SOMOS

O Grupo Espírita Manoel Bento é uma casa espírita, de estudo da codificação, assistências doutrinárias, palestras ao público e atendimento fraterno.

Foi fundado em 1944, devido a mediunidade e dedicação de Irmã Candinha, e leva este nome em homenagem a seu pai, Manoel Bento, que a auxiliava espiritualmente orientando-a nos atendimentos.

Nossa missão é voltada para a emancipação do espírito, que só é adquirida através do esforço próprio, do estudo e do trabalho em favor do semelhante. Quando se cura a alma, ao invés de somente curar o corpo, adquire-se a compreensão do amor, da justiça Divina e da vida, e assim fortalecidos, afasta-se o desespero e conquista-se a paz.

O GEMB funciona todos os dias da semana com palestras e passes, oferece assistências para doenças psíquicas, físicas e dependências; atendimento fraterno no DEPOE; cursos para estudo da Doutrina Espírita e capacitação de trabalhadores; assistência social para famílias carentes, gestantes e pessoas em situação de rua; grupos de mocidade e evangelização infantil; estrutura com biblioteca, bazar, livraria e cantina.

Todos os serviços são gratuitos, e isso só é possível devido aos doadores e colaboradores, que através do bazar, livraria, associados e voluntários, contribuem para nosso lema: AMOR EM AÇÃO!

Missão

“Pela emancipação do Espírito”, emancipação esta que somente é adquirida através de esforço próprio, do estudo e do trabalho em favor do semelhante.

Ser um ponto de socorro e apoio aos necessitados, encarnados e desencarnados; e referência em estudo e informação para atingir nossa missão.

Visão

Nossas ações devem estar sempre baseadas nos ensinamentos de Jesus, que é nosso guia e modelo, e orientada pela Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Valores

1230968-ceu-estrelado-grátis-foto.jpeg
logo gemb grupo espirita manoel bento ok branco.png

NOSSA HISTÓRIA

irma candinha

O Grupo Espírita Manoel Bento iniciou-se exclusivamente através da mediunidade de Cândida Faro de Miranda (Irmã Candinha), que por volta de 1938, atendia em sua residência pessoas doentes, na maioria das vezes desenganadas pela medicina, recebendo através da espiritualidade orientações e receitas compostas de ervas naturais, que na época curaram muitas destas pessoas. Alguns destes, agradecidos e aliviados pela recuperação, passaram a auxiliar a Irmã Candinha na sua obra, que a cada dia ia crescendo em público num número acentuado, trazendo inclusive desconforto para sua família. Foi através de um desses auxiliares, Arthur Wengril, que surgiu a ideia de fundar uma instituição espírita com sede localizada em outro endereço.

Irmã Candinha

O grupo então se dividiu e comprou uma casa no bairro da Ponte Pequena, na cidade de São Paulo, reformando-a para abrigar e fundar em 16/08/1944, aquele que seria o Grupo Espírita Manoel Bento.

O nome “Grupo Espírita Manoel Bento” foi escolhido para homenagear o pai da Irmã Candinha, “Manoel Caetano de Faro”, que na época já desencarnado se apresentava espiritualmente na organização e nas orientações ao atendimento promovido pela Irmã Candinha, sendo um de seus principais mentores. Manoel Caetano de Faro (Manoel Bento), nos tempos idos de 1848, viveu numa região em São Paulo que hoje abriga a cidade de Mairiporã, possuindo uma padaria. A alcunha de “Manoel Bento” originou-se numa época em que Manoel Caetano de Faro teve de conviver por algum tempo no mosteiro de São Bento, vindo daí o apelido carinhoso de Manoel Bento.

Primeira sede GEMB
Primeira sede na Ponte pequena
manoel bento
Manoel Bento
Cartão socio Irma candinha

Após a fundação do GEMB, os trabalhos espirituais foram crescendo cada vez mais, fazendo com que em pouco tempo a casa na Ponte Pequena se tornasse insuficiente para abrigar o público. O número de trabalhadores também vinha crescendo e foi então que surgiu em 1952 a oportunidade de compra de um espaço maior no bairro de Santana, na Rua Alfredo Pujol, 77, e que na época abrigava um clube de dança e jogos, o “Tatu Clube”. Este local foi nossa sede até meados de 2017.

Acompanhando o progresso da própria Doutrina Espírita no Brasil, o GEMB passou por uma transformação física e doutrinária profunda, que visa, acima de tudo, curar a alma ao invés de apenas curar o corpo. Foi assim que em 30 de julho de 2017 nos transferimos para nosso atual prédio, localizado no número 91 da Rua Alfredo Pujol, ao lado da antiga sede.

Nos dias atuais, o GEMB conta com o apoio de mais de 300 voluntários que se dedicam a propagar o amor e a Doutrina Espírita através de palestras e assistências espirituais, auxiliando e esclarecendo milhares de assistidos e alunos.

sede antiga gemb
Antiga sede na Alfredo Pujol, 77
sede atual GEMB
Sede atual na Alfredo Pujol, 79
1230968-ceu-estrelado-grátis-foto.jpeg

A ORGANIZAÇÃO DO GEMB

Somos uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos.

Todas as doações são destinadas à manutenção estrutural e assistências oferecidas.

organograma GEMB
bottom of page